Notícias

Audiência pública discute Agricultura familiar e Agroecologia no Combate à Fome em Pernambuco

icone facebook icone twitter icone whatsapp icone telegram icone linkedin icone email


Tendo como inspiração a Campanha da Fraternidade deste ano, a Comissão de Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural da Assembleia Legislativa (Alepe), presidida pelo deputado Doriel Barros (PT), lança um convite à população em geral, movimentos sociais, agricultores/as, assalariados/as rurais e autoridades do Legislativo e do Executivo para um debate sobre o enfrentamento à fome em nosso estado, por meio da agricultura familiar e da agroecologia. A atividade será nesta quinta-feira, 30, na Alepe.

Em todo o país, 33 milhões de brasileiros sofrem com algum nível de insegurança alimentar. Na média nacional, 15,5% das famílias passam fome. No Nordeste, a situação é gravíssima. Dados divulgados pela Rede Penssan, em 2022, apontam que de cada 10 famílias nordestinas, 4 estão em situação de insegurança alimentar grave ou moderada. Trazendo para uma linguagem mais objetiva, essas pessoas estão passando fome.

Em pesquisa da FGV Social, Pernambuco registra o maior crescimento da pobreza, com taxa de 8,4%, além de figurar em quarto lugar no ranking nacional. No Observatório das Metrópoles, Recife aparece como a região metropolitana em que a extrema pobreza mais cresceu. 

Diante desse cenário alarmante e extremamente urgente, a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) trouxe à luz o tema “Fraternidade e Fome” e o lema “Dai-lhes vós mesmos de comer”. É a terceira vez que a emergência sobre o enfrentamento da fome é escolhida para a Campanha, com o objetivo de “fomentar ações, em todos os níveis, para minimizar os impactos dessa realidade na vida do povo brasileiro”. Por isso, a audiência pública da Alepe contará com a participação do arcebispo de Olinda e Recife, Dom Fernando Saburido.

Além do religioso, o evento terá as presenças do deputado Doriel Barros, da deputada estadual Rosa Amorim (PT) – presidenta da Comissão Especial de Combate à Fome da Alepe; do secretário estadual do Desenvolvimento Agrário, Aloísio Ferraz; do presidente do Consea-PE, Reginaldo Xavier; da presidenta da Fetape, Cícera Nunes; e do dirigente nacional do MST, Jaime Amorim. A população também fará a sua participação, tendo lugar de fala nas intervenções realizadas no debate.

“A agricultura familiar é responsável por 70% da comida colocada à mesa dos brasileiros atualmente. Porém, é preciso que haja investimentos nesse setor, para que mais alimentos sejam produzidos de forma agroecológica, e que seja oferecida também mais qualidade de vida aos/às agricultores/as familiares, responsáveis por essa produção. Esse é o caminho, possível, viável e justo”, defende o deputado Doriel.


« Voltar