Notícias

Audiência Pública debate os Desafios da Educação do Campo na Alepe

icone facebook icone twitter icone whatsapp icone telegram icone linkedin icone email


A Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe) realiza, nesta terça-feira (18/04), às 9h, uma audiência pública para debater os Desafios da Educação do Campo em Pernambuco. O evento é promovido pelas comissões de Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural (presidida pelo deputado Doriel Barros - PT) e de Educação e Cultura (que tem como presidente o deputado Waldemar Borges - PSB) da Alepe. É também uma construção do Comitê Estadual de Educação do Campo, que tem diversos movimentos e organizações da educação envolvidas.

Esse debate tem grande relevância, especialmente neste momento em que a Educação tem sido amplamente discutida no país, com questões urgentes ligadas à segurança, ao acompanhamento psicossocial da comunidade escolar, entre outros temas. Para que haja avanço é preciso considerar as diferenças regionais e também a desigualdade entre os índices do campo e da cidade.

Atualmente, segundo dados do Censo Escolar da Educação Básica, de 2022, o Brasil soma 1 milhão de crianças e adolescentes fora da escola. De cada 100 jovens que concluem o Ensino Médio, apenas 22 vão para o Ensino Superior. De acordo com dados do QEdu, em Pernambuco, a grande dificuldade é o nível da aprendizagem.  Em 2019, de cada cem alunos que concluíram o 5º ano no estado, apenas 35 aprenderam o que seria esperado em matemática, e ao final do 9º ano, apenas 16 tiveram o rendimento esperado.

No campo, os desafios são ainda mais acentuados, quando se olha para o transporte escolar, a falta de estrutura (com instalações precárias), a baixa oferta de unidades de ensino, a distância que geralmente os estudantes precisam percorrer para chegar até a escola, a pouca valorização dos professores e professoras, entre tantas outras questões.

O PRONERA (Programa Nacional de Educação na Reforma Agrária) chega aos 25 anos e será destaque na Audiência Pública. O programa federal atende a jovens com origem em comunidades rurais, assentados da reforma agrária e assistidos pelo Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), destinando verbas específicas para possibilitar o acesso desses jovens ao ensino superior, em instituições federais.

"É fundamental que façamos esse debate, reunindo lideranças do campo, nomes atuantes na Educação, para que possamos ampliar o PRONERA, aumentando o acesso de jovens e adultos da área rural ao Ensino Superior em instituições federais. É muito importante que a sociedade participe do debate, aproveitando também para trocar informações e buscar soluções para inúmeros desafios que precisam ser enfrentados e corrigidos relativos à educação do campo”, explica o deputado estadual Doriel Barros.

A deputada Rosa Amorim, está também na realização da Audiência, não só pela Comissão de Educação, mas também porque defende a Educação do Campo como pauta prioritária. "O PRONERA pra gente é um programa muito importante. E ele nasce exatamente no calor dos acontecimentos pós massacre de Eldorado dos Carajás e marca o nosso Abril Vermelho. A luta pela reforma agrária também passa pela educação do campo", afirma a deputada.

Participam do evento, movimentos sociais, universidades, organizações do governo federal e do governo estadual.

 

Serviço: 25 Anos do PRONERA e os Desafios da Educação do Campo em Pernambuco

Local: Auditório Sérgio Guerra, na Assembleia Legislativa de Pernambuco

Horário: Início às 9h

Data: 18/04/2023


« Voltar