Notícias

Doriel Barros defende a criação de um programa estadual voltado às agroindústrias familiares

icone facebook icone twitter icone whatsapp icone telegram icone linkedin icone email


A realização de um mapeamento das agroindústrias familiares de Pernambuco, identificando seus problemas e potencialidades, e a construção coletiva de um Programa Estadual voltado para esse setor foram alguns dos encaminhamentos sugeridos pelo deputado Doriel Barros (PT), na Alepe, em Audiência Pública realizada ontem (22/10).

Pautada pela Comissão de Agricultura Pecuária e Política Rural, a partir de uma provocação da deputada Dulcicleide Amorim, a Audiência contou com uma mesa formada pela Coopanema, Coordenação de produção do MST, Conselho Estadual de Desenvolvimento Rural Sustentável e Governo do Estado, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Agrário, Secretaria Executiva da Agricultura Familiar, IPA e AD Diper. Trabalhadores rurais e coordenadores de organizações não governamentais ocuparam a plenária e contribuíram com as discussões.

Entre as questões abordadas pelos/as participantes estavam a assistência técnica, estrutura logística para a comercialização da produção, condições para a certificação dos produtos e a necessidade de um direcionamento orçamentário, por parte do Governo do Estado, para a agricultura familiar. Foi colocada, ainda, a importância de se envolver os municípios nesse debate.

O Governo do Estado relatou algumas iniciativas que estão sendo desenvolvidas, entre as quais a construção, junto com os Movimentos Sociais, do Programa Pernambuco que Alimenta, que agrega uma série de ações voltadas para potencializar a agricultura familiar.

Na ocasião, o deputado Doriel Barros lamentou a informação repassada pelo secretário Dilson Peixoto sobre o encerramento dos trabalhos do ProRural, em março do próximo ano, como consequência de uma série de medidas do Governo Federal, desde a gestão de Michel Temer. "A Comissão não medirá esforços para buscar reverter essa situação, já que esse órgão tem uma grande importância para o desenvolvimento do campo”, destacou o parlamentar. 

Doriel explicou que, a partir de agora, serão aprofundadas, com os demais deputados, as informações trabalhadas nesse encontro, visando construir as condições necessárias para a concretização dos encaminhamentos.

Da Comissão, estiveram presentes também a deputada Dulcicleide Amorim e os deputados Isaltino Nascimento, Antônio Fernando, Gustavo Gouveia e Antônio Moraes.


« Voltar