Biografia

Doriel Saturnino de Barros Deputado estadual

Agricultor familiar do Agreste de Pernambuco, natural de Águas Belas, Doriel Barros tem 47 anos, é casado e pai de três filhos. Eleito para o seu primeiro mandato com 66.990 votos, sendo o quarto deputado estadual mais votado das Eleições de 2018, ele recebeu votos em todos os municípios do Estado e no distrito de Fernando de Noronha.

Sindicalista rural, iniciou sua caminhada como diretor da Associação Comunitária do Sítio Bastiões, onde morava, sendo também, em seu município, delegado de base e diretor do Sindicato dos Trabalhadores e das Trabalhadoras Rurais. Em 2002, foi eleito diretor de uma das maiores federações do Brasil: a Fetape (Federação dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares do Estado de Pernambuco), na qual atuou durante 16 anos, assumindo, durante oito anos, a presidência da instituição. O deputado é formado em Administração.

Integrante do Partido dos Trabalhadores, Doriel Barros foi eleito deputado com o apoio da Fetape, Fetaepe, MST, de várias lideranças políticas e sindicais e de diferentes organizações e movimentos sociais, do campo e da cidade. Por isso, desde o seu primeiro mandato, assumiu a missão de “atuar na formulação e defesa dos direitos da classe trabalhadora, com participação popular, na perspectiva de uma sociedade justa, igualitária e democrática”.

Em suas pautas, houve na primeira legislatura uma especial atenção à agricultura familiar e ao assalariamento rural, como atividades fundamentais para o desenvolvimento do estado. Desde o primeiro momento assumiu “a força que vem do campo” como aliada da cidade, buscando promover o verdadeiro desenvolvimento sustentável em Pernambuco. Em 2019, foi eleito Presidente Estadual do PT.

Honrando os ideais da campanha, cumpriu o compromisso junto aos eleitores e em 2022 chegou à reeleição, com 65.838 votos.

Para o segundo mandato, que teve início em 02 de fevereiro de 2023, Doriel pretende ampliar o trabalho, as pautas, as visitas e os projetos que elevem a qualidade de vida do interior, abrindo espaço para as discussões também na Região Metropolitana.

Entre as principais ações previstas estão: propor e apoiar iniciativas que contribuam para o avanço das políticas públicas nas áreas de educação, saúde, moradia, acesso à água, segurança pública e transporte. Ampliar os programas voltados à agricultura familiar, o assalariamento rural e a pesca artesanal; apoiar e fortalecer as lutas dos movimentos sociais em defesa da reforma agrária e regularização fundiária e contribuir para a ampliação do acesso dos/as trabalhadores/as ao Programa CNH Rural Gratuita, garantido pela Lei 16.891/2020, de sua autoria.